sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bolo carinhoso de pera com chocolate


Cerca de 800 g de peras em conserva (das de "suco", não em calda, mas se não achar, paciência né, faz com o que tiver!)
125 g de farinha de trigo
25 g de cacau em pó
125 g de açúcar
150 g de manteiga amolecida (usei menos e deu certo)
1 colher chá de fermento em pó
1/4 de colher chá de bicarbonato de sódio
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha

Notas:
Eu antes comprava os vidrinhos do aroma Butter-Vanille mas desta vez resolvi pagar 10 euros num frasco tipo de boticário anos 20 de essência pura de baunilha e fez muita diferença! Os outros eu nunca notava diferença, mas esse! Ah! Isso é que é baunilha. Comprei também aquele pauzinho de baunilha, a verdadeira, só que não sei o que fazer com isso! Hilfe! Acho que vou enfiar o pauzinho de baunilha no pote de açúcar e esquecer. ***fui ajudada pela Jux! Vejam nos comentários. Obrigada!

As peras em conserva achei na supermercado Ulrich no Zoologischer Garten em Berlim, mas já vi que tem também no Lidl. Aliás, ótimas! Acho que essa receita dá pra fazer também como tortinhas individuais, deve ficar um luxo! Numa forminha de cerâmica ou de alumínio, com uma pera em cada e o chocolate por cima.

Mãos à obra!
Coloque as peras num refratário. Pré aqueça o forno a 200 graus.
Misture num processador (não tenho, mas não perco a esperança) ou no liquidificador (eu adoro o meu vermelho fofo da Russel Hobbs) TODOS os outros ingredientes e bata, se precisar dando umas mexidinhas às vezes com um pão-duro. *Gente, eu estou me dirigindo a quem conhece os nomes dos acessórios de cozinha né? Pão-duro é aquela espátula que a gente usa pra mistura e raspar o que sobrou da massa nas tigelas e não uma pessoa avarenta ou um pão...duro! Literalmente. Não! Use a espátula. 

Aí é só despejar por cima das peras que estão num refratário de cerca de 22 cm, pode ser quadrado também (outro sonho de consumo que eu adio por não usar tanto assim). Alise por cima e leve ao forno por 30 minutos. Depois é só diversão, pode servir com uma calda de chocolate, com chantilly ou sorvete ou tudo junto! O meu videozinho logo baixo é besta, eu despejando o chocolate por cima das peras...chato. Mas o bolo é uma delícia gente! Fácil do jeito que eu gosto (mais uma receita da Nigella). 

Agora o melhor da festa: trilha sonora da vez Carinhoso, dos mestres Pixinguinha e Braguinha. Todo domingo está tendo roda de choro no café Viridis, em Kreuzberg, Berlim, com músicos alemães e brasileiros. Clicando aqui você vê uma pequenina amostra da pessoa que vos escreve cantando esta singela canção.

4 comentários:

  1. Moin!
    Então: leio seus escritos de vez em quando, mas nunca comentei... BUT, diante de um Hilfe por conta da FrauBaunilha, vou comentar! :D

    O "pauzinho" de Baunilha é, na verdade, uma fava, ou melhor, uma vagem. Dentro dessa vagem estão as sementes da baunilha, milhares de bolinhas pretas que são o verdadeiro caviar da baunilha.

    Como vc faz pra usar bem essa preciosidade?
    Pega uma faquinha de ponta fina, bem afiada; segura a fava e enfia a ponta da faca na lateral da fava - vc vai perceber que a fava é achatada, vc enfia a ponta da faca no ladinho estreito da fava; e vai deslizando a faca até completar o comprimento todo da fava. Faz o mesmo do outro lado.
    De repente vc vai abrir a fava e um universo de baunilha se abrirá pra vc!
    As sementes vc pode raspar e colocar em infusão no leite ou creme de leite - Schlagsahne - se for fazer Vanillesauce, Panna Cotta, etc. Nas receitas normalmente se colocam as sementes raspadas e a fava pra ferver. Depois de ferver/etc, vc tira a fava, lava, seca e coloca no pote de açucar! VC terá o melhor açucar de baunilha do mundo.

    Se vc quiser, pode fazer essência de baunilha em casa tb: pra cada 100ml de Vodka (boa qualidade), 1 fava de baunilha. Mesmo procedimento pra abrir a fava, mas não precisa raspar, basta abrir e colocar a fava na garrafinha de vodka. Fechar bem e deixar em local fresco e escuro por 60 dias, agitando um pouco todos os dias, pras sementinhas se soltarem e liberarem seus óleos. Depois disso é só usar e repor a vodka. De tempos em tempos, acrescenta mais umas baunilhas tb!

    Aqui tem uns links sobre usar fava de baunilha e fazer essência em casa:

    Abrindo uma fava de baunilha:
    http://steamykitchen.com/194-vanillabean.html

    http://foodformyfamily.com/recipes/vanilla-bean-gelato-for-hot-summer-days

    EssÊncia de Baunilha em casa
    http://cinarasplace.blogspot.com/2007/11/homemade-vanilla-extract.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah haahahaha, meu liquidificador novo chegou ontem e pasme! é o mesmo que vc tem!!
    Lindao vermelhao! hehehe.
    Suas receitas me deixam louca de fome :)
    bjs

    ResponderExcluir