terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Macaroons de Chocolate do Darth Vader


Numa galáxia não muito distante chamada França, existem os "macarons", que são aqueles docinhos em forma de "sanduíches" e de várias e lindas cores e sabores. Estes desta receita são os macaroons, não confundam com o macaron francês. Inclusive os macarons franceses são relativamente difíceis de se fazer, já o macaroon não é nada difícil e também é uma delícia! Peguei a receita no meu livro da Nigella Express. Não sei de onde ele foi originado, mas o nome certamente da Itália, de maccarone ou maccherone. Esta, por sua vez, é derivado do verbo ammaccare, que significa qualquer coisa como esfarelar. Bom, os macarroons desta receita são cookies de chocolate com farinha de amêndoa, muito delícia e eu vou fazer novamente pra dar de natal pra alguns colegas de trabalho do meu marido. Por fora ele tem uma casquinha não crocante, mas mais firminha e por dentro são aerados e macios. Deu água na boca?

2 claras de ovo
200 g de amêndoa moída
30 g de cacau em pó
175 g de açúcar de confeiteiro
  1. Preaqueça o forno a 200 graus e forre uma assadeira com Packpapier (no Brasil faça com papel manteiga).
  2. Misture as claras (sem bater), as amêndoas, o cacau e açúcar até que obtenha uma mistura grudenta mas coesa. Em determinado ponto você pode ter que usar as mãos.
  3. Encha uma tigela com água fria e mergulhe as mãos na água antes de formar as bolinhas de macarroons. Você provavelmente terá que mergulhar as mãos algumas vezes.
  4. Arrume as bolinhas (tamanho de uma noz pequena) na assadeira forrada e asse por 11 minutos. É difícil dizer quando os biscoitos estão prontos, porque vão parecer esponjosos, mas endurecem quando esfriam e precisam estar esponjosos por dentro. Não se preocupe que vai dar certo mesmo se ficar tipo "puxa-puxa".
Rende cerca de 25 macaroons. (Enrolei os meus maiores e renderam 20)

Adorei este vídeo de duelo de cellos no youtube e hoje meus macaroons são em homenagem a David Guetta, o violoncelista do vídeo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brigadeiro Fudge com amêndoas

Reload desta receita com leves modificações.


300 g de chocolate meio amargo picado (se possível 70% cacau)
1 lata de leite condensado
30 g de manteiga (1 colher de sopa)
100 g de amêndoas fatiadas

Coloque tudo na panela (exceto a amêndoa) em fogo baixo e mexa até derreter tudindo e ficar bem misturado. Junte as amêndoas ou outra coisa que quiser, por exemplo avelãs ou biscoito maisena em pedacinhos. Coloque em uma vasilha quadrada com cerca de 22 cm forrada com um plástico ou papel alumínio ou numa forma tipo "marmita" de alumínio, para poder retirar com facilidade e se precisar até rasgá-la. Coloque na geladeira após esfriar, espere ficar firme, corte em retângulos.

Levei hoje no meu curso e fez o maior sucesso, até dei a receita pra minha colega Susanne. À propósito, faço 29 anos de vida e 30 dias de casada hoje. Primeiro de dezembro. Ah, e feriado em Portugal, Restauração da Independência!