sábado, 12 de março de 2011

Molho de Tomate Gioachino Rossini

Sugo di Pomodoro alla Rossini 
 Molho de tomate Gioachino Rossini

Chamei este molho assim não porque foi o grande compositor que o inventou, embora fosse ele próprio um amante da cozinha, mas sim porque esta é a minha receita em homenagem a ele. A associação na minha cabeça pode parecer estranha, mas eu ia fazer um molho à bolonhesa, que é de tomates com carne moída, e Rossini viveu em Bolonha por mais de 40 anos. Mas as dicas para um delicioso molho autentico italiano já estão aqui, então vou postar a base para o molho de tomate e *se você deixar de acrescentar o vinho tinto à receita, terá uma deliciosa e rica sopa de tomates. Este molho é bem fácil de se fazer e eu adoro receitas fáceis e deliciosas.

Gioachino Rossini nasceu em 1792, em Pesaro, Itália, e faleceu em 1868, em Passy, Paris. Compôs canções, corais, óperas, cantatas e música sacra. Duas coletâneas para piano do compositor possuem composições com títulos culinários, como Dry Figs, Almonds, Raisins and Nuts (figos secos, amêndoas, uvas-passa e castanhas), e inspirou pratos conhecidos no mundo todo, como Tournedos alla Rossini. Dentre suas mais famosas óperas estão A Cinderela e o Barbeiro de Sevilha. Também a abertura da ópera Guilherme Tell é super conhecida e ganhou um desenho da Disney que eu adorava. Cliquem aqui para ver no youtube. Quer saber mais sobre Rossini e a cozinha? Clique aqui.


Agora chega de blá blá blá e mãos à obra!
Ingredientes:
  • Cerca de 1 quilo de tomates vermelhinhos inteiros e lavados
  • 1 cebola picada grosseiramente
  • 2 cenouras picadas grosseiramente
  • 1 tanto generoso de azeite de oliva
  • os temperinhos que quiser, gosto de manjericão seco, tomilho e colorau
  • 1 taça de vinho tinto seco
  • cerca de 2 colheres de chá de sal

Modo de fazer:
Coloque o azeite numa panela funda e deixe esquentar, acrescente o colorau e as ervas. Coloque as cebolas, os tomates e as cenouras. Deixe que fritem por cerca de 15 minutos, até que os tomates comecem a ficar cozidos por dentro. Depois acrescente o vinho e deixe cozinhando em fogo médio por cerca de 20-30 minutos. 


Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador ou mixer. Acrescente o sal e quaisquer outros temperos que queira, como alho, caldo de legumes, caldo de galinha, manjericão fresco etc.

Deixe cozinhar mais 10-15 minutos em fogo baixo e está pronto seu Sugo di Pomodoro alla Rossini! Sirva com a massa de sua preferência, ou coloque junto da carne moída e faça um belo Sugo alla bolognese.

*Quando faço como sopa (sem o vinho), gosto de colocar na hora de servir bolinhas de mozzarella de búfala (na Alemanha Mozzarella Bambini, de leite de vaca) e alho fritinho crocante. Pode-se também coar o molho para a sopa ficar mais levinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário