segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cominho = Cumin ou Kumin

O cominho é um tempero interessante e que gosto muito. Pode ser usado em carne, frango, peixe, legumes, ovos e queijos e feijão. Estava eu lendo a receita de chili con carne da Nigella quando me deparei com o cominho. Como fala cominho em alemão? Cliquei no meu "google microfonado" do celular novo, falei bem claramente "cominho" e apareceram todos os resultados pra "cominho", que é Kreuzkümmel, e não Kümmel. Apesar de serem da mesma família Apiaceae (? é...), possuem sabor bem diferente um do outro.

Der Geschmack von Kümmel und Kreuzkümmel ist völlig unterschiedlich, obwohl beide zur Familie der Doldenblütler gehören.

No Brasil eu costumava comprar um pão de forma integral com sementinhas de Kümmel. Era muito bom.

Até aí tudo ok. Mas eu até hoje não vi Kreuzkümmel escrito nos temperos do supermercado ou lojas de tempero, e o que vi escrito? CUMIN. Pronto, mistério resolvido. Cominho = Cumin em alemão.

Utilizado na carne assada, cozida ou de panela. Ingrediente básico na cozinha regional nordestina. Vai muito bem no feijão e principalmente na receita de chili con carne. Sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles.


Mais utilidades para o COMINHO: Maionese, Sopa de legumes ou galinha, arroz, repolho, cenoura, batatas, queijos, cozidos de carne e aves, hambúrger, peixes cozidos, marinadas, molho de tomate.

Um comentário: