quinta-feira, 19 de maio de 2011

Panna Cotta da Björk


Björk nasceu em Reykjavík, capital da Islândia, dia 21 de novembro de 1965. É uma influente cantora e compositora, atriz, instrumentista e produtora musical. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. (Fonte: Wikipedia). Ela é uma boneca branca fofa cheia de personalidade e que faz umas músicas mutcho locas/elaboradas/interessantes (há exceções para tudo).

Panna Cotta: (Nata cozida) Sobremesa italiana a base de creme de leite fresco. Digamos que é um pudim de baunilha. O preparo é rápido, aí precisa deixar pelo menos umas 5 horas na geladeira pra endurecer na consistência certa de gelatina. Conheci esta sobremesa em 2010 na época do natal, quando viajei pra Itália. Lá, fui a uma pizzaria e vi passando na mesa ao lado um pudim branquinho lindo com uma calda vermelha. Não quis nem saber o que era na hora, já fui logo pedindo. Desde então sou uma super fã. E agora apresento a minha receita, após ter lido em várias fontes, conversado sobre a panna cotta com italianos e ter visto alguns vídeos também. Não se desespere em ver a receita grande escrita abaixo, é que eu dou detalhe demais. Às vezes é desnecessário, mas fico pensando nas possíveis dúvidas que alguém pode ter e eu quero muito que dê tudo absolutamente certo, pois essa sobremesa é super deliciosa. Falei demais !?


INGREDIENTES (Para 4 pessoas):
Sugiro fazer a receita duplicada, para 8. Dependendo do tamanho da sua forma, rende até 12 porções individuais. *Mãe, pode colocar numa tigela grande se você não quiser fazer nas forminha individuais.
  • 450-500 ml de creme de leite fresco;
  • 4 colheres de sopa (rasas) de açúcar (na verdade à gosto, experimente o líquido e faça como quiser. *Por exemplo, se for usar uma geleia muito doce pra acompanhar depois, melhor colocar menos açúcar
  • 2 colheres de sopa de grappa (opcional)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (ou 1 bastão real de baunilha)
  • 3 folhinhas de gelatina = 5g (Para receita dobrada use 1 pacote, vem com 10g na Alemanha. *No Brasil utilize as folhas conforme as instruções. Veja para cada 500 ml de líquido quantas folhas é preciso)
  • 250 gr da frutinha de sua preferência para acompanhar (morango, mirtilo, framboesa, amora etc) OU geléia vermelha OU calda de açúcar caramelada OU um pouquinho de chocolate em pó polvilhado por cima OU nada. A panna cotta já é uma delícia sozinha.
MODO DE FAZER:
  1. Na Alemanha, deixamos as folhas de gelatina de molho em água fria 10 minutos para elas amolecerem. Aí pegamos a folha gelatinosa e usamos
  2. Coloque o creme de leite, o açúcar, o extrato baunilha, a grappa e as folhas amolecidas de gelatina em uma panela sob fogo baixo
  3. Se estiver usando bastão de baunilha, corte a fava no sentido longitudinal e jogue-a na panela inteira com os outros ingredientes. Eu gosto, além disso, de raspar as sementinhas, pois vão deixar pontinhos pretos minúsculos na panna cotta e eu acho lindo.
  4. Misture com carinho todos os ingredientes e quando a gelatina já estiver quase toda derretida, aumente o fogo para o creme de leite ferver. Quando entrar em ebulição, deixe ferver em fogo baixo-médio por 3 minutos.
  5. Retire o bastão de baunilha.
  6. Coloque em várias forminhas e leve a geladeira. Se o desespero for muito ponha no freezer e controle pra não congelar! Assim que firmar passe pra geladeira.
  7. Na hora de comer, desenforme se desejar ou sirva na própria forminha com a guarnição escolhida. A minha da vez foram morangos cortadinhos. Fez o maior sucesso.

Um comentário:

  1. Mhmhm Isa, acertou em cheio comigo. Eu AMO a Björk e essa panna cotta esta me chamando para eu arriscar a fazê-la :)

    ResponderExcluir