segunda-feira, 21 de março de 2011

Molho Pesto

O molho pesto é um molho verde originário de Gênova, norte da Itália. Geralmente é servido em temperatura ambiente. Vai muito bem como molho para o macarrão, mas também fica ótimo em saladas, risotto, panqueca, ou simplesmente no pão. Ele é super rápido de fazer e muito saboroso. Basta misturar pinólis (pinhão do Pinheiro europeu), manjericão, alho, azeite e queijo grana padano ou pecorino ralado. 

Na Alemanha Pinole chama Pinienkerne e um pacote de 50g custa cerca de €3,00. No Brasil pelo que vi na internet custa uns R$17,00 apenas 20g. Então, substitua por nozes! Bem mais fácil, mais barato e fica uma delícia!

Eu fiz tudo no olho, mas para quem gosta de medidas:
  • 30 g de folhas de manjericão fresco lavado e relativamente seco
  • 2 dentes de alho
  • 30 g de pinólis (ou um pouco menos de nozes, porque o sabor é mais forte) 
  • queijo parmesão (ou grana padano ou pecorino) ralado bem fino a gosto
  • sal a gosto (eu nem usei) 
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  1. Soque os pinólis no pilão e reserve.
  2. Pique pequeno as folhas do manjericão e reserve.
  3. Esprema o alho no espremedor ou no pilão junto com os pinólis.
  4. Junte todos os ingredientes do pilão e amasse mais. Experimente e veja se precisa de sal. (Dependendo do queijo, não precisa) 
  5. Guarde num vidro e fechado e pode ficar na geladeira 1 semana.
A música do post de hoje eu A-DO-RO, é do Renato Carosone. Apesar de ele ter sido um conhecido intérprete e compositor de canções napolitanas - sendo que Nápoles fica há 700km de Gênova, de onde vem nosso molho - mas não importa! Ele é uma graça. E se a música dele é "você banca o americano" meu post é "eu banco a cozinheira italiana"! Clique no link para ver no youtube: Tu vuò Fa' L'Americano.

Um comentário:

  1. Putz!!! Este Renato Carosone é do meu tempo, bem, bem antes do meu tempo, mas a música é bem gostosa, animada. E olha! Deve ir muitíssimo bem com este molho pesto que vc sugeriu aí. Vamos tentar aqui em casa. Preciso apenas cooptar a Beth. Beijos.

    ResponderExcluir