quarta-feira, 30 de março de 2011

Cantuccini de pistache e chocolate

1- Enrolado; 2- Pré assado; 3- Cortado; 4-armazenado
Coloque o seu CD mais barango inspirador de música italiana antiga e mãos à obra! Sugiro começar por Dio come ti amo na voz de Domenico Modugno.

Comprei um livro de receitas ano passado de Kaffee und Kuchen (café e bolo) fiquei só namorando a receita deste biscoitinho até que criei coragem pra fazê-lo! Eu achava que era uma receita difícil, também, lendo em alemão né! Daí o meu adiamento, mas não é! É fácil, do jeito que eu gosto. Não desanime pelo tamanho do post. É do tipo de biscoito que impressiona! E o nome em alemão até que é bem legal: Schoko-Cantuccini mit Pistazien und Mandeln.

O cantuccini é um biscoitinho duro (bem duro geralmente mas o meu ficou crocante só) italiano típico da Toscana, perfeito para ser degustado com o Vin Santo, um vinho doce de sobremesa meio licoroso. Você molha o biscoitinho no vinho, ele amolece e fica ainda mais gostoso. É claro que no chá ou café também é divino. O tradicional é sem chocolate e só com amêndoas, mas essa versão achei o máximo. Imagino que achar pistache descascado e sem ser salgado no Brasil seja meio difícil, aqui  em Berlim eu achei e 60 gramas custaram cerca de €3. *Acredito que ao invés de colocar 1 pitada de sal na receita, possa ser usado pistache salgado, sem a casca e lavado para retirar parte do sal.

Ingredientes para cerca de 50 biscoitinhos:
  • 300 g de farinha de trigo
  • 25 g de cacau em pó
  • 1 colher chá de pó royal
  • 1 pacotinho de açúcar de baunilha (ou algumas gotas de essência)
  • 1 pitada de sal
  • 50 a 70 g de manteiga sem sal macia (vá vendo a liga)
  • 2 ovos
  • 50 g de pistache
  • 50 g de amêndoas inteiras descascadas *vídeo comigo explicando como se descasca amêndoas logo abaixo

Modo de fazer:
Misture tudo numa tigela e quando começar a ganhar liga passe para uma mesa de trabalho. (Não misture ainda o pistache e as amêndoas). No início a massa parece uma paçoca mas à medida em que você acerta o ponto da manteiga, ela fica espessa, pesada e bem fácil de modelar.

A massa deve ser manuseada o mínimo possível por ser uma massa tipo de bolo, que leva manteiga. Evite ficar sovando-a. Apenas misture bem os ingredientes até que fiquem bem incorporados, como na foto abaixo. Essa dica assisti neste vídeo aqui.


Bem, aí enrole essa massa num plástico e deixe 30 minutinhos (ou menos se estiver ansiosa/o) na geladeira e enquanto isso pré aqueça o forno a 200 graus. Continue ouvindo sua playlist de música italiana... mesmo que alguma seja em inglês. Mambo Italiano!

Corte a massa em 4 pedaços iguais e enrole-as em formato de salames ou cobrinhas. Disponha-as com certa distância umas das outras em uma forma forrada com papel para assar e leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e com cuidado corte os salames em fatias diagonais grossas (cerca de 2,5 cm). Asse por mais 10-15 minutos e se desejar polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Conservam-se por 3 ou 4 semanas dentro de um pote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário