quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fígado acebolado com redução de balsâmico

Esta receita de fígado é do livro Nigella Express. Eu sei que fígado é algo que nem todos gostam e alguns nem sequer provam, mas eu gosto e tenho lá minhas companheiras de fígado! ("companheira de fígado não soa bem) Anyway... fiz meu almocinho com arroz, feijão preto, farinha e fígado acebolado! Não tinha fatias de bacon no supermercado, então comprei cubinhos, e cortei o fígado em várias fatias bem finas e menores, e não como diz na receita. Também temperei o fígado com 1 col. chá de sal. A receita abaixo está copiada mais ou menos como está no livro, quem quiser ler exatamente como está, veja o screenshot mais abaixo que fiz no meu celular. Fiz essa receita na casa da minha maior companheira de fígado e fez o maior sucesso como tira-gosto. Até um cara lá que não costuma comer fígado provou e gostou.


4 fatias de bacon
1 colher chá de azeite de alho
1 cebola roxa pequena cortada ao meio e depois em fatias finas
350 g de fígado de vitela em pedaços bem finos (cerca de 4 pedaços longos e finos) *eu gosto de fazer tirinhas
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 col. sopa de água
1 col. sopa de salsinha picada

Cozinhe o bacon no azeite até ficar bem crocante. Remova com um papel toalha, que vai absorver o excesso de óleo, e embrulhe num papel alumínio folgado mas bem fechado.

Refogue a cebola na mesma panela até que fique bem macia e começando a chamuscar.

Na mesma panela, cozinhe o fígado por cerca de 1 e 1/2 minuto de cada lado, ou mais se os pedaços não forem tão fininhos. Reserve.

Deglace a panela rapidamente com o balsâmico e a água (se quiser mais molho coloque mais), deixando ferver um pouco até dar uma engrossada.

Cubra o fígado com o molho e as cebolas, coloque o bacon quebradinho e a salsinha por cima.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bolo de Cenoura da Cidinha

Eu gostei tanto dessa foto minha que mandei ampliar e pus na cozinha


Ingredientes:
3 Cenouras grandes
4 Ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
3 ou 4 e ½ xícara de farinha de trigo (cheias) (tem que ficar uma massa mais firmezinha)
1 pitada de sal
1 Colher (sopa) cheia de pó royal (ele cresce bastante)

Modo de Fazer
Bater no liquidificador a cenoura picadinha, o óleo, os ovos, o açúcar e a pitada de sal. BATA BEM MESMO! Tipo uns 5 minutos ou mais.
Coloquei os crocantes pra assar junto
Depois vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos batendo e quando se o liquidificador não aguentar mais, mexendo. Por último colocar o pó royal.

Untar uma assadeira média (n.3) com manteiga e polvilhar farinha de trigo.

Levar ao forno por 30 minutos a 230 graus.

Calda de chocolate (opcional)
8 colheres de achocolatado em pó
8 colheres de leite
4 colheres de leite condensado
1 colher de margarina

Levar ao fogo baixo por mais ou menos 15 minutos. Quando começar a borbulhar e der uma engrossadinha (se não der coloque mais leite condensado), despejar sobre o bolo já furado com um garfo, pra penetrar bem. Não deixe virar ponto de brigadeiro, tem que ficar mais líquido pra penetrar um pouco no bolo mas firme pra ficar também por cima.
Por último coloque o chocolate granulado por cima.

observações:

1-A Cidinha, dona da receita, costuma fazer na assadeira retangular e nem desenforma, deixa lá mesmo com a calda em cima.
2-eu encho a forma do cup cake até quase a boca, assim o bolinho "salta" pra fora e fica bonito e gordinho. 1 receita renderam 16 cup cakes deste como da foto.

Antes de assar
Depois de assar
Com a calda

nham!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Torta de cebola alemã - Zwiebelkuchen

TORTA DE CEBOLA - Zwiebelkuchen

O outono é época de comer torta de cebola com Federweißer (pena branca), que é o "primeiro" vinho; a primeira bebida que sai de uma produção de vinho 'de verdade' que vai se iniciar. Um vinho doce, bem leve, baixo teor alcoólico. A combinação da famosa torta de cebola com este vinho já é tradição. Como este vinho está em constante processo de fermentação, tem que ser conservado em pé, e nunca deitado, senão ele vai estourar. Até porque o lacre dele não é exatamente um lacre, só uma tampinha de nada, porque ele está em constante processo de fermentação. Tem prazo de validade também, cerca de 8 dias só. Agora quem quiser saber mais, vá no google.

A primeira vez que comi Zwiebelkuchen foi em Potsdam, num café simpático acompanhado de Federweißer. A segunda vez era uma torta industrializada, gostosa também. A terceira foi no mesmo outono de 2010, mas aí resolvi meter a mão na massa e fazer eu mesma inspirada pela post da Neusa. Ela sugeriu a receita deste link aqui e funcionou demais! Ficou deliciosa. Então vamos lá! Depois disso já fiz mais várias outras vezes, mas este post aqui é basicamente copiado do meu próprio post original de 2010 só que estava em outro blog.
Foto dos ingredientes. MAS esqueçam esse leite da foto, não precisa nessa receita! Bem como a torradeira e outras coisas inúteis aí...
Ingredientes:
-200g de farinha de trigo
-60g de Margarina sem sal
-1/4 col. chá de sal
-2 col. sop. água gelada
-1 col. sopa de vinagre branco
-400g de cebola cortada em fatias finas
-80g de presunto cortadinho em cubos ou em fatias finas. (Pode ser bacon também)
-Manteiga ou azeite para fritar a cebola (+-20g)
-100g Creme Fraiche *ou mais...vai no 'olho', eu acabei colocando umas 200. Na verdade misturei Schlagsahne com Sauersahne, é a mesma coisa. No Brasil, sugiro colocar 1 potinho de iogurte natural no lugar de Sauersahne e creme de leite no lugar do Schlagsahne. (já foi testado no Brasil e aprovado)
-2 ovos (acabei pondo 3, já que pus mais 'Creme Fraiche').
-Pimenta do reino, sal e kümmel à gosto.

Modo de fazer:
Faça uma massa com a farinha, margarina, água, vinagre e sal e reserve na geladeira enquanto prepara o recheio. Ela fica bem macia e fácil de abrir.
Frite as cebolas na manteiga até ficarem macias, ideais para comer, tempere com sal, pimenta e kümmel (eu não tinha aqui e não pus).
Misture em uma vasilha o Creme Fraiche com os ovos, sal e pimenta e reserve.
Unte uma forma redonda (de preferência a que abre na lateral) de 24cm de diâmetro e cubra a forma com a massa subindo somente um pouco na lateral (a minha era de 26cm, não tem problema, faça na forma que tiver). Faça furinhos na massa com um garfo.
Agora é só montar: coloque as cebolas por cima da massa, depois o presunto e por último a mistura líquida de Creme Fraiche com ovos. Asse em forno pré-aquecido por 35 minutos, temperatura 200°.

Para ir ao forno