quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pão de queijo da Isabela

Minha receita (Pão de quejo fácil e gostoso):

Mein deutsches Rezept hier.

Ingredientes:
1 prato fundo completo de leite integral (260ml)
1/2 prato fundo de óleo de cozinha (tipo canola, girassol etc) -(150ml)
1 col. chá sal
800gr ou 1kg de Polvilho (doce ou azedo) - depende do tamanho da embalagem de polvilho que comprar, mas a receita fica a mesma coisa
400gr de queijo ralado (no Brasil uso queijo meia cura, na Alemanha misturo Schäffskäse, Grana Padano e Pizza Käse ou ementaler)

obs.1 você pode usar menos queijo se quiser, mas eu gosto do pão de queijo lotado de queijo, bem saboroso. E se quiser fazer biscoito de polvilho não precisa colocar queijo, só sal.

obs.2 Essa receita de 1kg rende mais ou menos 70 pães de queijo enrolados num tamanho conforme a foto.


Modo de fazer:

Escaldar o leite, sal e óleo. Pra quem não sabe, significa ferver o leite com o óleo.
Misture isso com 1 quilo de polvilho
sal a gosto, 4-6 ovos (vá vendo a consistência)

Misture tudo no "muque". A massa é bem pesada e precisa ter braço pra misturar tudo e deixar bem homogêneo. Vai usando a colher e as mãos. No início gruda bastante na mão, mas depois vai melhorando. De toda forma é uma massa grudenta. 

Se não quiser usar a força bruta você vai precisar de uma batedeira de massa pesada. O da foto foi feito a mão, queria fazer um pouco de musculação no dia... mas eu uso regularmente a batedeira também.

Depois que isso tá bem misturadinho, acrescente o queijo ralado e misture mais.

Passe um pouco de óleo por cima da massa pra ficar mais lisa e fácil de pegar pra enrolar. Se a massa estiver ainda um pouco mole, coloque na geladeira e espere algumas horas, ela vai endurecer um pouco e facilitar pra enrolar.

Dúvidas? Não se desespere...vai dar certo mesmo se a massa ficar meio mole, ou mais durinha. Pode deixar até 2 dias na geladeira a massa sem enrolar e depois enrolar e assar direto ou congelar.

Para enrolar as bolinhas é só passar um pouco de óleo na mão e ir pegando a massa com uma colher. Eu costumo enrolar tudo e congelar. Depois de congeladas as bolas transfiro para um saco plástico e aí pego quantas quero para assar.

Para assar coloque as bolinhas com certa distância umas das outras porque cresce, mesmo não tendo nenhum fermento na receita. Asse em forno quente pré aquecido por 25-30 minutos. Tem gente que gosta mais branquinho, tem gente que gosta mais moreninho.

Um comentário:

  1. Provamos o pão de queijo hoje e ficou muito saboroso, tudo na medida certa, o sal, o queijo... muito bom! Parabéns, Isabela!
    Alexandre e Hanna - BH, Brasil

    ResponderExcluir