segunda-feira, 20 de junho de 2011

Steamed Dumplings (pastéis ao vapor)

Atenção, este post é um pouco grande, mas não se desespere, é fácil! Eu adoro os pasteizinhos chineses cozidos no vapor (Baozi em chinês, ou dumplings ou buns), podem ser enrolados de várias formas diferentes, outro exemplo é o guioza. Podem ser fritos ou cozidos no vapor. Você pode também fazer só a massa sem recheio, será o steamed flower roll. Se você digitar todos esses nomes no youtube verá vídeos de como enrolar cada formato. Sobre o cozimento no vapor, eu não tenho panela chinesa/japonesa específica pra cozinhar e nem a panela ocidental de vapor, tenho apenas um adaptador normal que se abre numa panela comum. Ele custa sempre barato em todo lugar e recomendo muito ter. Uso muito pra cozinhar legumes no vapor, além de ser mas rápido e econômico (gasta pouquíssima água), ficam mais saudáveis, não perdem as vitaminas e conservam também uma cor mais bonita.

Mãos à obra:
Primeiro faça um recheio bem gostoso e temperado. Pode ser com legumes ou carne. O meu tinha carne de porco moída, salsinha, cenoura e ervilha. Temperei com shoyo, coentro, gengibre e outras coisas que não me lembro. Não coloque muito sal pois o molho para os pasteizinhos depois de prontos será bem salgado devido ao shoyo.

Agora a massa (para cerca de 8 dumplings gordinhos):
  • Meio pacote de fermento de pão (pode ser o seco também)
  • 1/2 col sopa açúcar
  • 1 col sopa de água morna (se for muito quente vai matar o fermento e se for fria não vai ativá-lo)
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada (eu usei uma pequena parte da integral também, por isso ele não ficou branquinho como a receita tradicional)
1. Misture a água morna com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 3-5 minutos, até começar a formar pequeninas bolhas. A mistura vai dobrar de volume. Se isso não acontecer, jogue esta mistura fora, pegue novos ingredientes e recomece.
    2. Depois, gentilmente, vá misturando numa tigela esta mistura com a farinha de trigo e leite até formar uma massa manuseável. Se estiver ainda seca acrescente mais leite morno aos pouquinhos. Sove a massa por alguns minutos numa superfície levemente enfarinhada e finalmente deixe a massa descansar na tigela coberta por um pano de prato por cerca de 1 hora e 1/2 ou 2 horas ou até que cresça bastante.
    3. Sove mais um pouco a massa e deixe novamente dobrar o volume por cerca de 20-30 minutos. Divida em 8 pedaços iguais, faça bolinhas, abra as bolinhas com as mãos ou rolo de macarrão sob uma superfície enfarinhada, pincele com óleo de gergelim apenas o lado do recheio, coloque o recheio e feche o pastel. Para ver um vídeo de como fechar o pastel clique aqui ou aqui.
    4. Faça um molho delicioso misturando pequenas quantidades de óleo de gergelim, limão, shoyo, gengibre ralado e água. Experimente.
    5. Coloque a água na panela para ferver. Quando ferver coloque o adaptador de cozinhar no vapor.
    6. Recorte pequenos quadrados de papel manteiga ou outro similar, coloque sob os pastéis e disponha-os com um pouco de espaço entre eles na panela.
    7. Cozinhe por cerca de 10-15 minutos com a tampa da panela fechada.
    8. E pronto! Ficou maravilhoso. Da próxima vez farei a receita dobrada e vou deixar prontinho já na geladeira ou até mesmo no congelador.

    Outro vídeo bacana sobre isso no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XZgwo0UHYlw&NR=1

    sexta-feira, 10 de junho de 2011

    Cheesecake de chocolate do Paolo Nutini

    Ontem quis fazer novamente minha receita favorita de Käsekuchen, mas no processo de colocar os ingredientes na mesa me deparei com uma barra de chocolate 70% Cacau. Foi o suficiente. Resolvi adicionar aquele chocolate no meu Käsekuchen e fazer um cheesecake de chocolate! Descrição da torta: base crocante e creme geladinho, parecendo mousse. Pra esses dias quentes da primavera alemã são totalmente adequados. Se bem que eu nunca dispensaria essa torta nem no inverno cortante!


    Por que eu estou falando ora Käsekuchen ora Cheesecake? Não sei, acho que é porque tem gente que não sabe o que Käsekuchen é, e cheesecake é mais fácil de entender pra quem não sabe alemão. Por outro lado "torta de queijo" soa algo salgado né? Então não dá pra fala "torta de queijo com chocolate". Ick! Como estou voltando ao regime hoje, fiz receita pequena, pra forma redonda com lateral removível que tenha entre 17 e 21cm de diâmetro. E por fim, a receita é um pouquinho trabalhosa, pois tem várias etapas, mas não é nem um pouco difícil. Vá com calma que vale a pena. Ah, você vai precisar de uma batedeira.

    Meu homenageado de hoje é o escocês Paolo Nutini. Estava eu em casa e descobri aqui um CD dele, comecei a ouvir e adorei. É um pop gostoso, feliz, meio rockinho. 


     Ingredientes do Boden (base):
    ·      130 g Farinha de Trigo
    ·      1/2 col sopa rasa maisena
    ·      1 col sopa açúcar
    ·      2 gemas (as claras você usará depois, no creme)
    ·      60 g margarina sem sal (ou um pouco mais se precisar)
    ·      1 col chá rasas de Pó Royal (Back-pulver). Não pode crescer muito.

    Unte e enfarinhe uma forma redonha que abre na lateral, com 17-21 cm de diâmetro. Misture todos estes ingredientes com a colher e depois amasse com a mão até obter uma massa homogênea, que seja boa de manusear. Cubra o fundo da forma com a massa e se quiser suba um pouco nas laterais. Não precisa ficar fina a espessura, pode ser mais grossinha mesmo, aliás, eu gosto assim, principalmente porque o sabor da massa é uma delícia. Fure com garfo a massa toda pra não formar bolhas quando for ao forno. Asse a 200 graus no forno sem ser pré aquecido por 20 minutos. Ela deve ficar levemente dourada. Depois voltará ao forno por mais 40-60 minutos, então não deixe ficar queimadinha!

    Ingredientes do creme (prepare enquanto a base assa):
    ·     2 claras de ovo
    ·     1 pacote de Pudding Pulver Vanille (pó de pudim de baunilha) 37gr cada. *No Brasil: 1 colher sopa cheia de maisena e um pouco de essência de baunilha
    ·     210 ml de leite
    ·     1 colher de sopa cheia de cacau ou chocolate (sem açúcar) em pó
    ·     100 g de chocolate meio amargo
    ·     100 gr de açúcar
    ·     400 ou 500 g Mager Quark (Speise Quark). *No Brasil: Philadelphia cream cheese, ou uma mistura de queijo cottage, iogurte natural e creme de leite.
    1. Bata as claras em neve na batedeira com metade do açúcar e reserve.
    2. Derreta o chocolate em barra em banho maria ou no micro-ondas e reserve. 
    3. Dissolva o Pudding Pulver Vanille e o resto do açúcar no leite e leve ao fogo por alguns minutos mexendo sempre. Quando estiver quase fervendo, retire do fogo! Não deixe ferver. Você verá quando começar a formar o pudim, então retire do fogo logo.
    4. E finalmente, bata na batedeira: as claras em neve, o chocolate derretido, o pudim, o pó de cacau e o Quark. Experimente e se quiser mais açúcar, esta é a hora de acrescentar. 

    Nisso, você já terá tirado a sua base da torta levemente dourada e grossinha do forno. Despeje o creme por cima e asse a 150 graus por 45 minutos. Se quando você tirar do forno o creme ainda estiver muito líquido por dentro, coloque no chão do forno uma forma com água e deixe mais alguns minutos. Vá controlando. Quando faço a receita em dobro demora cerca de 60 minutos pra assar, mas na forma pequena é bem mais rápido. Espere esfriar e deixe na geladeira até ficar bem geladinha. O melhor é fazer de um dia pro outro.

    segunda-feira, 6 de junho de 2011

    Notas sobre Londres

    Sobre um comentário geral do meu passeio de 4 dias em Londres, vocês podem ler aqui. Sobre as pequenas notas culinárias, o blog é este! Vou falar apenas 5...não, 6 coisas:
    Pimm's homemade
    1. Shortbread (fotos do google vejam aqui). Perdição calórica lotada de manteiga.
    2. Pastel chinês no Camdem Market, da doninha do lado esquerdo quando descemos as escadas
    3. Pies (Tortas) nos pubs, de carne, de frango, uma delícia!
    4. Fish and chips. Básico básico. Perfeito. Se encontra nos pubs em versões mais elaboradas e nas ruas.
    5. Pret a Manger. Sanduíches naturais, wraps, saladas e sucos. Para preços de Londres, bem barato. Fresco e gostoso.
    6. Pimm's. Gin com frutas, servem numa jarra (litro) ou só o copo. Refrescante, cheio de gelo e mais frutas. Bebida de moça porque parece chá gelado.