quarta-feira, 25 de maio de 2011

Classificados - Kleineanzeige

Köchin Sängerin aus Minas Gerais, Brasilien, verkauft Käsebrötchen in Berlin. 15 den 2 Kilos Teig zum Verteilen und Backen (etwa 80 Stücke) oder 25 die schon gefrorenen Bällchen.  grupoisabelasantos [at] gmail [punkt] com

Cozinheira cantora mineira aceita encomendas de pão de queijo em Berlim.

Recebi ontem minha primeira encomenda de pão de queijo. Meu amigo flautista disse que até sonhou com meus pães de queijos e não queria arriscar fazer nem a minha própria receita. Encomendou.


Veio aqui pegar hoje. Preços: €15,00 pela massa crua e sem enrolar e €25 pelas bolinhas enroladas e congeladas. São cerca de 2 quilos de massa, rendem mais ou menos 80 pães de queijo como estes aí da foto. Interesse? escreva para grupoisabelasantos [arroba] gmail [ponto] com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Panna Cotta da Björk


Björk nasceu em Reykjavík, capital da Islândia, dia 21 de novembro de 1965. É uma influente cantora e compositora, atriz, instrumentista e produtora musical. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. (Fonte: Wikipedia). Ela é uma boneca branca fofa cheia de personalidade e que faz umas músicas mutcho locas/elaboradas/interessantes (há exceções para tudo).

Panna Cotta: (Nata cozida) Sobremesa italiana a base de creme de leite fresco. Digamos que é um pudim de baunilha. O preparo é rápido, aí precisa deixar pelo menos umas 5 horas na geladeira pra endurecer na consistência certa de gelatina. Conheci esta sobremesa em 2010 na época do natal, quando viajei pra Itália. Lá, fui a uma pizzaria e vi passando na mesa ao lado um pudim branquinho lindo com uma calda vermelha. Não quis nem saber o que era na hora, já fui logo pedindo. Desde então sou uma super fã. E agora apresento a minha receita, após ter lido em várias fontes, conversado sobre a panna cotta com italianos e ter visto alguns vídeos também. Não se desespere em ver a receita grande escrita abaixo, é que eu dou detalhe demais. Às vezes é desnecessário, mas fico pensando nas possíveis dúvidas que alguém pode ter e eu quero muito que dê tudo absolutamente certo, pois essa sobremesa é super deliciosa. Falei demais !?


INGREDIENTES (Para 4 pessoas):
Sugiro fazer a receita duplicada, para 8. Dependendo do tamanho da sua forma, rende até 12 porções individuais. *Mãe, pode colocar numa tigela grande se você não quiser fazer nas forminha individuais.
  • 450-500 ml de creme de leite fresco;
  • 4 colheres de sopa (rasas) de açúcar (na verdade à gosto, experimente o líquido e faça como quiser. *Por exemplo, se for usar uma geleia muito doce pra acompanhar depois, melhor colocar menos açúcar
  • 2 colheres de sopa de grappa (opcional)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (ou 1 bastão real de baunilha)
  • 3 folhinhas de gelatina = 5g (Para receita dobrada use 1 pacote, vem com 10g na Alemanha. *No Brasil utilize as folhas conforme as instruções. Veja para cada 500 ml de líquido quantas folhas é preciso)
  • 250 gr da frutinha de sua preferência para acompanhar (morango, mirtilo, framboesa, amora etc) OU geléia vermelha OU calda de açúcar caramelada OU um pouquinho de chocolate em pó polvilhado por cima OU nada. A panna cotta já é uma delícia sozinha.
MODO DE FAZER:
  1. Na Alemanha, deixamos as folhas de gelatina de molho em água fria 10 minutos para elas amolecerem. Aí pegamos a folha gelatinosa e usamos
  2. Coloque o creme de leite, o açúcar, o extrato baunilha, a grappa e as folhas amolecidas de gelatina em uma panela sob fogo baixo
  3. Se estiver usando bastão de baunilha, corte a fava no sentido longitudinal e jogue-a na panela inteira com os outros ingredientes. Eu gosto, além disso, de raspar as sementinhas, pois vão deixar pontinhos pretos minúsculos na panna cotta e eu acho lindo.
  4. Misture com carinho todos os ingredientes e quando a gelatina já estiver quase toda derretida, aumente o fogo para o creme de leite ferver. Quando entrar em ebulição, deixe ferver em fogo baixo-médio por 3 minutos.
  5. Retire o bastão de baunilha.
  6. Coloque em várias forminhas e leve a geladeira. Se o desespero for muito ponha no freezer e controle pra não congelar! Assim que firmar passe pra geladeira.
  7. Na hora de comer, desenforme se desejar ou sirva na própria forminha com a guarnição escolhida. A minha da vez foram morangos cortadinhos. Fez o maior sucesso.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tomates ao Forno

Mais uma receita da Nigella, testada e aprovada. Estou fazendo já pela segunda vez. Fica ótimo na torrada, com saladas, com queijos e puro!

500 g de tomates-cereja
1 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de açúcar
1 colher de chá de tomilho seco
2 colheres de sopa de azeite de oliva

1) Pré aqueça o forno a 220 graus.
2) Corte os tomates ao meio e disponha-os numa assadeira com o lado cortado virado para cima. Polvilhe com o sal, açúcar, tomilho e regue com o azeite.
3) Ponha no forno e desligue. Deixe os tomates lá no calor e não abra o forno por um dia ou faça da noite para o dia seguinte.
4) Dicas da Isabela: se a fome for muita asse por uns 30 minutos e tá pronto! Ou então, asse uns 10 minutos a 200 graus, desligue e só tire quando o forno estiver totalmente frio (umas 3 horas depois).
5) Se quiser coloque outras ervas ou substitua por orégano por exemplo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cominho = Cumin ou Kumin

O cominho é um tempero interessante e que gosto muito. Pode ser usado em carne, frango, peixe, legumes, ovos e queijos e feijão. Estava eu lendo a receita de chili con carne da Nigella quando me deparei com o cominho. Como fala cominho em alemão? Cliquei no meu "google microfonado" do celular novo, falei bem claramente "cominho" e apareceram todos os resultados pra "cominho", que é Kreuzkümmel, e não Kümmel. Apesar de serem da mesma família Apiaceae (? é...), possuem sabor bem diferente um do outro.

Der Geschmack von Kümmel und Kreuzkümmel ist völlig unterschiedlich, obwohl beide zur Familie der Doldenblütler gehören.

No Brasil eu costumava comprar um pão de forma integral com sementinhas de Kümmel. Era muito bom.

Até aí tudo ok. Mas eu até hoje não vi Kreuzkümmel escrito nos temperos do supermercado ou lojas de tempero, e o que vi escrito? CUMIN. Pronto, mistério resolvido. Cominho = Cumin em alemão.

Utilizado na carne assada, cozida ou de panela. Ingrediente básico na cozinha regional nordestina. Vai muito bem no feijão e principalmente na receita de chili con carne. Sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles.


Mais utilidades para o COMINHO: Maionese, Sopa de legumes ou galinha, arroz, repolho, cenoura, batatas, queijos, cozidos de carne e aves, hambúrger, peixes cozidos, marinadas, molho de tomate.