domingo, 1 de abril de 2012

Salada Sunomomo

Eu adoro essa saladinha japonesa, sempre fico torcendo pros restaurantes japoneses novos que eu vou a servirem como entradinha. É uma salada bem adocicada e é uma maneira diferente de comer pepino também, eu acho. Particularmente minha versão favorita é com pepino e macarrão de arroz, aquele tipo transparente. Depois de olhar algumas receitas na internet e relembrar técnicas que aprendi quando estudei macrobiótica, cheguei a esta receita: (ah, vale falar que é bem fácil de fazer)

1 pepino grande (aqui na Alemanha é assim, mas no Brasil eu diria 3 pepinos pequenos japoneses talvez...?)
100 gr de macarrão de arroz japonês transparente (prepare conforme as instruições da embalagem)
sal
7 colheres de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de óleo de gergelim (opcional mas eu sempre tenho em casa porque uso muito, adoro)
gergelim preto pra polvilhar

Lave bem o pepino e corte em rodelas fininhas, o mais fino que conseguir, ou num ralo super fino de rodelas. Salgue com mais ou menos 1 colher de sopa de sal e deixe desidratar por cerca de 30 minutos (ou uns 15 com algum prato e peso em cima). Depois esprema bem a água dos pepinos e junte ao macarrão já pronto.

Numa vasilha misture bem o vinagre de arroz, açúcar, óleo de gergelim e junte ao pepino e macarrão. Polvilhe com o gergelim preto e está pronto! Este foi meu almoço de hoje, deu pra duas pessoas. Mas 2h depois eu já estava com fome de novo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário