domingo, 29 de julho de 2012

Bolo de Fubá com leite de coco

Há um tempo lembrei-me dessa receita de bolo de fubá, na verdade broa, porque leva queijo. Para minha sorte eu tinha tudo o que precisava, até o fubá (Feines Maismehl, que comprei no mercado asiático) Resolvi colocar menos açúcar do que pedia a receita e faltou um pouquinho de doce, aí pra disfarçar cobri com açúcar de confeiteiro (Puder Zucker) e canela. Ele ficou bem bonito e gostoso! Aí essa semana resolvi fazer de novo esta receita substituindo os 2 copos de leite por 1 de iogurte e 1 de leite de coco. Tirei também o queijo, canela e erva doce dessa minha receita modificada, achei que não ia combinar. A versão do bolo de fubá com iogurte e leite de coco ficou muito gostosa mesmo, molhadinho por dentro. Vejam as fotos do bolo tradicional e do com leite de coco:

Broa de Fubá tradicional
Bolo de Fubá com leite de coco e iogurte

No Liquidificador:
Coloque óleo quase até cobrir as lâminas do liquidificador
3 ovos inteiros
1 copo e meio de fubá (copo americano)
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1 copo e meio de açúcar
2 copos de leite (até a risca do copo)
um pouquinho de canela

Bata bem.  

Acrescente:
1 colher de sopa de fermento em pó e bata só pra misturar.
Misture (sem bater):
3 colheres de queijo canastra *aqui na Alemanha usei o parmesão
Erva doce à gosto *usei um pouquinho de Kümmel

Untar e enfarinhar uma forma pequena. Fiz na de 16cm, que abre na lateral, mas pode ser na de furo no meio ou também na retangular pequena.

Assar durante 50 minutos mais ou menos a 180 graus e não abrir o forno durante pelo menos 30 minutos.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pan di Spagna da Mina

A receita que fiz hoje é uma homenagem a uma cantora italiana espetacular, Mina! Ela gravou mais de 1400 canções ao longo de sua carreira e, das poucas que conheço na voz dela tendo em conhecimento este número as duas que eu mais gosto são Parole parole (Gianni Ferrio, Leo Chiosso e Giancarlo Del Re) e Tem mais samba (Chico Buarque). Sim, uma música do Chico, cantada em português por ela. Mina gravou um CD chamado Mina canta o Brasil que eu também gosto muito. Atualmente ela mora na Suiça e não faz mais aparições na TV nem shows, apenas algumas pouquíssimas gravações. Só sei que gosto tanto dela que depois do meu show Bossa Berlin quero preparar um com canções italianas que ela cantou. Quem quiser ver e ouvir a Mina, procure no tio google, per favore.

A receita é pan di spagna, algo como o pão de ló, eu acho, mas eu mesma nunca fiz pão de ló e toda vez que comi pan di spagna tava melhor que o pão de ló que conheço do Brasil. Fiquei com a receita italiana. Li e vi (tem vídeo lá também, muito legal e bem explicadinho) na página italiana de receitas que eu adoro, Giallo Zafferano. Então, a receita de hoje é copiada de lá e traduzida com minhas próprias palavras pro português. Aviso: você vai precisar de uma batedeira.




Dificuldade: baixa
Cozimento: 40 min
Preparação: 25 min
Rendimento: para 6 pessoas
Custo: baixo

Ingredientes:
1 pitada de sal
5 ovos
150 gr de açúcar
aroma - opcional (Baunilha, Amaretto ou como quiser)

Segunda rodada de ingredientes:
75 gr Farinha de trigo
75 gr de Fécula de Batata

Modo de fazer:
  1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Não tem temperatura no seu? Fogo médio quase alto...tipo...
  2. Passe manteiga e polvilhe farinha por cima da forma de sua preferência. (sem misturar a manteiga com farinha né. Parece óbvio pra quem já fez mil vezes, mas meu marito começou a misturar a farinha com a manteiga quando eu pedi pra ele fazer pra mim, salvei a tempo) Exemplos de formas que vocês podem usar: redonda de 24 cm ou no caso, com furo no meio.
  3. Bata na batedeira os primeiros ingredientes por cerca de 10-12 minutos, até que tenha engrossado um pouco, virado uma espécie de creme bem leve, uma mistura espumosa.
  4. Usando uma peneira ou a "caneca de peneirar farinha" (que eu não sei como chama, eu uso essa aí da minha foto) vá acrescentando a farinha e fécula de batata gentilmente e misturando manualmente, com a ajuda de uma colher ou pão duro. Abre parênteses: cês sabem que pão duro é aquele utensílio de cozinha, normalmente de silicone, que não deixa desperdiçar massa na tigela né? Não vão misturar a massa com pão velho duro! Fecha parênteses.
  5. Despeje na forma e asse por 35-40 minutos. Não abra o forno antes de 30 minutos! Depois de 35 minutos, faça o teste do palitinho, espete no bolo e veja se sai limpo, se sair, tá pronto!
  6. Uma vez assado, desligue o forno e deixe o bolo descansar dentro no forno por 10 minutos, assim ele não vai murchar (diz a receita do Giallo Zafferano). Eu não li essa parte da receita antes. Bom, felizmente meu bolo não murchou, apenas diminuiu um pouquinho o tamanho de quando tirei ele do forno.