quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Torta de cebola alemã - Zwiebelkuchen

TORTA DE CEBOLA - Zwiebelkuchen

O outono é época de comer torta de cebola com Federweißer (pena branca), que é o "primeiro" vinho; a primeira bebida que sai de uma produção de vinho 'de verdade' que vai se iniciar. Um vinho doce, bem leve, baixo teor alcoólico. A combinação da famosa torta de cebola com este vinho já é tradição. Como este vinho está em constante processo de fermentação, tem que ser conservado em pé, e nunca deitado, senão ele vai estourar. Até porque o lacre dele não é exatamente um lacre, só uma tampinha de nada, porque ele está em constante processo de fermentação. Tem prazo de validade também, cerca de 8 dias só. Agora quem quiser saber mais, vá no google.

A primeira vez que comi Zwiebelkuchen foi em Potsdam, num café simpático acompanhado de Federweißer. A segunda vez era uma torta industrializada, gostosa também. A terceira foi no mesmo outono de 2010, mas aí resolvi meter a mão na massa e fazer eu mesma inspirada pela post da Neusa. Ela sugeriu a receita deste link aqui e funcionou demais! Ficou deliciosa. Então vamos lá! Depois disso já fiz mais várias outras vezes, mas este post aqui é basicamente copiado do meu próprio post original de 2010 só que estava em outro blog.
Foto dos ingredientes. MAS esqueçam esse leite da foto, não precisa nessa receita! Bem como a torradeira e outras coisas inúteis aí...
Ingredientes:
-200g de farinha de trigo
-60g de Margarina sem sal
-1/4 col. chá de sal
-2 col. sop. água gelada
-1 col. sopa de vinagre branco
-400g de cebola cortada em fatias finas
-80g de presunto cortadinho em cubos ou em fatias finas. (Pode ser bacon também)
-Manteiga ou azeite para fritar a cebola (+-20g)
-100g Creme Fraiche *ou mais...vai no 'olho', eu acabei colocando umas 200. Na verdade misturei Schlagsahne com Sauersahne, é a mesma coisa. No Brasil, sugiro colocar 1 potinho de iogurte natural no lugar de Sauersahne e creme de leite no lugar do Schlagsahne. (já foi testado no Brasil e aprovado)
-2 ovos (acabei pondo 3, já que pus mais 'Creme Fraiche').
-Pimenta do reino, sal e kümmel à gosto.

Modo de fazer:
Faça uma massa com a farinha, margarina, água, vinagre e sal e reserve na geladeira enquanto prepara o recheio. Ela fica bem macia e fácil de abrir.
Frite as cebolas na manteiga até ficarem macias, ideais para comer, tempere com sal, pimenta e kümmel (eu não tinha aqui e não pus).
Misture em uma vasilha o Creme Fraiche com os ovos, sal e pimenta e reserve.
Unte uma forma redonda (de preferência a que abre na lateral) de 24cm de diâmetro e cubra a forma com a massa subindo somente um pouco na lateral (a minha era de 26cm, não tem problema, faça na forma que tiver). Faça furinhos na massa com um garfo.
Agora é só montar: coloque as cebolas por cima da massa, depois o presunto e por último a mistura líquida de Creme Fraiche com ovos. Asse em forno pré-aquecido por 35 minutos, temperatura 200°.

Para ir ao forno

Um comentário: