segunda-feira, 20 de junho de 2011

Steamed Dumplings (pastéis ao vapor)

Atenção, este post é um pouco grande, mas não se desespere, é fácil! Eu adoro os pasteizinhos chineses cozidos no vapor (Baozi em chinês, ou dumplings ou buns), podem ser enrolados de várias formas diferentes, outro exemplo é o guioza. Podem ser fritos ou cozidos no vapor. Você pode também fazer só a massa sem recheio, será o steamed flower roll. Se você digitar todos esses nomes no youtube verá vídeos de como enrolar cada formato. Sobre o cozimento no vapor, eu não tenho panela chinesa/japonesa específica pra cozinhar e nem a panela ocidental de vapor, tenho apenas um adaptador normal que se abre numa panela comum. Ele custa sempre barato em todo lugar e recomendo muito ter. Uso muito pra cozinhar legumes no vapor, além de ser mas rápido e econômico (gasta pouquíssima água), ficam mais saudáveis, não perdem as vitaminas e conservam também uma cor mais bonita.

Mãos à obra:
Primeiro faça um recheio bem gostoso e temperado. Pode ser com legumes ou carne. O meu tinha carne de porco moída, salsinha, cenoura e ervilha. Temperei com shoyo, coentro, gengibre e outras coisas que não me lembro. Não coloque muito sal pois o molho para os pasteizinhos depois de prontos será bem salgado devido ao shoyo.

Agora a massa (para cerca de 8 dumplings gordinhos):
  • Meio pacote de fermento de pão (pode ser o seco também)
  • 1/2 col sopa açúcar
  • 1 col sopa de água morna (se for muito quente vai matar o fermento e se for fria não vai ativá-lo)
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada (eu usei uma pequena parte da integral também, por isso ele não ficou branquinho como a receita tradicional)
1. Misture a água morna com o fermento e o açúcar e deixe descansar por 3-5 minutos, até começar a formar pequeninas bolhas. A mistura vai dobrar de volume. Se isso não acontecer, jogue esta mistura fora, pegue novos ingredientes e recomece.
    2. Depois, gentilmente, vá misturando numa tigela esta mistura com a farinha de trigo e leite até formar uma massa manuseável. Se estiver ainda seca acrescente mais leite morno aos pouquinhos. Sove a massa por alguns minutos numa superfície levemente enfarinhada e finalmente deixe a massa descansar na tigela coberta por um pano de prato por cerca de 1 hora e 1/2 ou 2 horas ou até que cresça bastante.
    3. Sove mais um pouco a massa e deixe novamente dobrar o volume por cerca de 20-30 minutos. Divida em 8 pedaços iguais, faça bolinhas, abra as bolinhas com as mãos ou rolo de macarrão sob uma superfície enfarinhada, pincele com óleo de gergelim apenas o lado do recheio, coloque o recheio e feche o pastel. Para ver um vídeo de como fechar o pastel clique aqui ou aqui.
    4. Faça um molho delicioso misturando pequenas quantidades de óleo de gergelim, limão, shoyo, gengibre ralado e água. Experimente.
    5. Coloque a água na panela para ferver. Quando ferver coloque o adaptador de cozinhar no vapor.
    6. Recorte pequenos quadrados de papel manteiga ou outro similar, coloque sob os pastéis e disponha-os com um pouco de espaço entre eles na panela.
    7. Cozinhe por cerca de 10-15 minutos com a tampa da panela fechada.
    8. E pronto! Ficou maravilhoso. Da próxima vez farei a receita dobrada e vou deixar prontinho já na geladeira ou até mesmo no congelador.

    Outro vídeo bacana sobre isso no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=XZgwo0UHYlw&NR=1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário